Carregando

Aguarde, processando!

É melhor ser ignorante tomando Champagne

É melhor ser ignorante tomando Champagne

16/06/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

355 Visitas

Por Marcelo Copello

Em 1730 em Frederico o Grande, Rei da Prússia, levantou uma questão que o intrigava: exatamente o que é que faz o Champagne borbulhar? Lembro que a fermentação alcoólica só foi perfeitamente entendida com Louis Pasteur, mais de um século depois, em 1856.

Frederico desafiou Academia de Ciências de Berlim a resolver a charada. Os cientistas prussianos responderam que, para levar adiante o estudo precisariam de Champagne e replicaram ao Rei se ele não poderia doar 40 garrafas de sua adega pessoal. A recusa de Frederico foi imediata, dizendo que preferia permanecer ignorante a ficar sem seu Champagne.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com