Carregando

Aguarde, processando!

Descoberta a enzima dos vinhos envelhecidos

Descoberta a enzima dos vinhos envelhecidos

30/08/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1279 Visitas

Por Marcelo Copello
 
Quem me conhece sabe que adoro vinhos envelhecidos. Basta olhar a lista dos melhores vinho que provei na vida (Os melhores vinhos da vida, até agora ) para entender este meu gosto.

Já é sabido empiricamente que os vinhos mudam ao longo de sua vida na garrafa, e que alguns (nem todos) tem a capacidade de ficar melhores com o tempo, até que todos um dia decaem e perdem suas qualidades.

A novidade é que cientistas de Sonoma, na Califórnia, acabam de identificar a enzima responsável pelos aromas dos vinhos envelhecidos. A descoberta foi feita através da quebra de moléculas que evidenciam o buquê e, como se era de imaginar, quanto mais tempo de atuação desta enzima, mais os aromas vêm à tona.

A enzima CYP76F14, como os cientistas a nomearam, vem de uma família de enzimas chamadas citocromoP450 e é atua quebrando o monoterpenol linalol em um composto diferente, o carboxylinalool, responsável pelo aroma complexo que só os vinhos envelhecidos têm.

A descoberta foi descrita na revista New Phytologist e pode ajudar os produtores de vinho a melhorar as técnicas para a produção de uvas ricas em CYP76F14.

Em um mundo imediatista, onde cada vez mais os vinhos são feitos para consumo imediato, esta é de fato uma noticia sensacional, em especial para os que apreciam os vinho “velhinhos” como eu. 

Só não gostei de uma coisa, o nome é complicado. Experimente dizer 3 vezes rápido "CYP76F14", após tomar uma garrafa de Mouton 1945

E já imagino os enchatos de plantão girando a taça e dizendo: aromas de baunilha, bosque húmido e evidentes notas de CYP76F14…

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com