Carregando

Aguarde, processando!

Degustar ou engolir?

Degustar ou engolir?

19/04/2020

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2442 Visitas

Por Marcelo Copello

Você sabe qual a diferença entre DEGUSTAR e ENGOLIR? Você se lembra do último vinho que bebeu? Lembra do seu gosto, e aroma? Seria capaz de descrevê-lo? Será que você degustou ou engoliu?

Engolir é muito fácil, basta transferir o vinho da taça para a boca e o estômago.

Na degustação o caminho entre a taça e o estômago passa pelo cérebro e pelo coração. Degustar faz você pensar e se emocionar. Vinho é ao mesmo tempo Apolo e Dionísio. Vinho exige concentração, alguma técnica e experiência, imaginação, memória e paixão.

Para isso é preciso educar os sentidos, já que as sensações são subjetivas, mas percepção é objetiva. Pode parecer difícil, mas não é:

Vou dar um exemplo. Para quem gosta de pintura não é difícil diferenciar um Salvador Dali de um Renoir. Para quem gosta de música clássica o mesmo se daria entre obras de Bach e Chopin, por exemplo. Porque não ser obvia também a diferença entre um Cabernet Sauvignon, um Malbec ou um Pinot Noir? Qualquer adolescente distingue, ouvindo rock, em meio a vários instrumentos, o timbre da guitarra. Porque então, dentre tantos aromas de um vinho, não reconhecer, por exemplo, aromas de carvalho ou de uma fruta?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com