Carregando

Aguarde, processando!

Coquetéis com Vinho do Porto

Coquetéis com Vinho do Porto

22/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

9896 Visitas

Por Marcelo Copello

Inspirado pelo ultimo Port Wine Day, evento do qual participei este mês no Porto-Portugal, onde pude ver nosso venerável porto sendo usado em diversas deliciosas misturar, reedito aqui receitas de meu livro OS SABORES DO DOURO E DO MINHO (Editora Senac-SP)

O Vinho do Porto está associado ao ritual da decantação, pede uma sobremesa ou até um charuto. Esta venerável analogia está em pleno processo de renovação. A releitura de bebidas tradicionais como o Porto, criando novas formas de consumo, dão-lhes um sopro de modernidade e renovam seu público. Percebendo isso a indústria se esforça em associar marcas tradicionais a este novo filão, que se traduz em drinques coloridos, vida noturna, público jovem e principalmente feminino. A fórmula é simples: misturas alegres e criativas, com baixo teor alcoólico e paladar mais delicado.

Seguindo esta moda já vi em bares do Rio de Janeiro algumas caipirinhas onde a cachaça era substituída por Porto. A caipirinha de Porto branco com maracujá e de Porto tinto com morangos, são mais leves e coloridas que as caipirinhas tradicionais. Um sucesso!

Variações criadas sobre uma bebidas tão maravilhosa quanto o Vinho do Porto jamais irá  suplantar o tema original, o Porto como vinho, puro, nem é esta a intenção. O que se pretende apenas é uma salutar quebra de tabus, ampliando nosso leque de opções.

Vejamos alguns coquetéis elaborados com Porto:

ChamPorto

Ingredientes

1 dose de Vinho do Porto LBV
Champagne Brut ou outro espumante bem seco previamente gelado
Anis estrelado ou uma folha de esteva para decorar e perfumar o coquetel

Modo de Preparo

Coloque o Vinho do Porto em uma taça do tipo flute, complete com o Champagne. Decore com a esteva ou o anis estrelado na borda do copo.

Observações: Faço este coquetel em casa com sobras de degustações. É um “Kir Royal” ainda mais “Royal” pois substitui o creme de cassis pelo nobilíssimo Vinho do Porto. A esteva é uma erva muito aromática, típica do Douro. Outra opção é usar para decorar e perfumar o coquetel é usar uma folha de estragão fresco ou vagem de baunilha, todos aromas com afinidade com o Porto.

Autor:  Marcelo Copello

Portonic ou Porto-Splash

Ingrediente

2 doses de Porto Branco
Água tônica

Modo de Preparo

Em um copo longo coloque o Porto Branco e complete com água tônica, gelo a vonta de decore com a rodela de limão.

Royal

Ingrediente

2 doses de Porto Branco
Casca de laranja

Modo de Preparo

Em um copo longo coloque o Porto Branco e complete com gelo rodelas de cascas de laranja.

Autor:  Pedro Silva Reis, presidente da Real Companhia Velha

Gemada ao Porto                                                                                                                                                                                                                  A tradição portuguesa recomenda para prevenir gripes no inverno e como tônico fortificante para as crianças fraquinhas uma gemada batida com Vinho do Porto!

Ingredientes:

1 Cálice de Vinho do Porto
1 Gema
2 Colheres (sopa) rasas de açúcar
1 xícara (chá) de leite fervente

Modo de Preparo

Coloque a gema e ao açúcar numa tigela de louça pequena. Mexa bem com uma colher de pau até incorporar todo o açúcar e a gemada crescer. Acrescente o leite fervente e o vinho do Porto. Sirva imediatamente.

Fonte: livro “Não é sopa”

Autora: Nina Horta

Port Flip

Ingredientes

60 ml de Vinho do Porto
1 colher de chá de açúcar
1 Ovo
Noz moscada picada a gosto

Modo de Preparo

Misture bem os ingredientes. Salpique com noz moscada e sirva em taça de vinho.

Fonte: Oscar Haimo em “Cocktail and Wine Digest”

Port Milk Punch

Ingredientes

75 ml de Porto Ruby
1 xícara de leite
1 colher de chá de açúcar refinado ou mel
Noz Moscada picada a gosto

Modo de Preparo

Misture o vinho do Porto, o leite, açúcar e gelo numa coqueteira. Depois filtre para um copo e enfeite com noz moscada.

Fonte: Bartender’s Guide

Port Sangaree

Ingredientes

150 ml de Vinho do Porto
1 colher de chá de calda de açúcar
Noz moscada picada a gosto

Modo de Preparo

Misture o vinho do Porto e a calda de açúcar com vários cubos de gelo numa taça de vinho resfriada até que a calda dissolva. Decore com noz moscada e sirva.

Sangaree é uma preparação popular antiga que consiste em  adoçar a gosto qualquer vinho. Pode ser servido com ou sem gelo, e é decorado com noz moscada.

Fonte: Bartender’s Guide

Port Snort

Ingredientes

60 ml de Vinho do Porto Tawny
60 ml de Sloe Gin
Rodelas de limão

Modo de Preparo

Misture o Vinho do Porto e o Sloe Gin com gelo picado numa coqueteleira. Depois coe para um copo de cocktail e enfeite com rodelas de limão.

Fonte: Bartender’s Guide

Porto de Adriana

Ingredientes

1 dose de suco de laranja lima
2 ou 3 pedras gelo
1 dose de vinho do porto ruby
Canela para polvilhar

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira, menos a canela em pó.

Agite vigorosamente, coe para uma taça com pé, tipo as que eram usadas antigamente para servir vinhos espumantes. Finalize polvilhando a canela.

Observações: “Criei nos anos 80, tinha outro nome, quando foi publicado em 1989, a jornalista trocou o meu nome por Adriana eu achei engraçado e rebatizei o drinque.”

Autor:  Deise Novakoski

Eça

Ingredientes

½ dose de creme de cassis
1 dose de vinho do porto branco seco tipo “Tico dry”- previamente gelado

Modo de Preparo

Coloque os ingredientes em uma taça para vinho do porto, mexa suavemente e sirva em seguida.

Observações: Coquetel é uma homenagem à Eça de Queiroz e ao restaurante Eça, no Rio de Janeiro.

Autor:  Deise Novakoski

PorQueijo

Ingrediente

1 bola de sorvete de queijo
1 dose de vinho do porto tawny

Modo de Preparo

Coloque os ingredientes na coqueteleira bata vigorosamente, o sorvete tem que ficar derretido com a consistência de um milk-shake. Passe para um copo tipo higball, sirva com canudos.

Observações: Coquetel criado para o lançamento do sorvete de queijo da Mil Frutas em 1990.

Autor:  Deise Novakoski

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com