Carregando

Aguarde, processando!

Conheça tintos brasileiros  de 9 estados

Conheça tintos brasileiros de 9 estados

30/04/2019

Marcelo Copello

Brasil

1603 Visitas

Por Marcelo Copello

Todos os anos há cerca de três décadas provo muitos vinhos brasileiros. Além do aumento da qualidade, um dos fenômenos que observei neste tempo foi a disseminação da produção por todo o país. No concurso de vinhos que realizo, o maior do Brasil, em sua última edição, foram avaliados ao ano cerca de 900 vinhos de 117 vinícolas. Destas, 33 eram de outros sete estados que não o Rio Grande do Sul, histórico berço de nossos vinhos. Os gaúchos ainda respondem por cerca de 90% da produção nacional, mas é inegável que as fronteiras se alargaram. Hoje, dos 27 estados da nação, ao menos 13 já produzem vinho ou tem projetos em andamento.

Dito isso apresento ótimos tintos brasileiros de outros 9 estados, que você alargue as fronteiras de seu paladar.

Pernambuco

Rio Sol Assinatura 2014

O vale do rio São Francisco é hoje a terceira maior região produtora no Brasil, depois dos estados do RS e SC, com vinhedos parte em Pernambuco e parte na Bahia. Este vinho tem seus vinhedos em Pernambuco e é o novo ícone da da marca Rio Sol. Este potente tinto é um lançamento recente, mas já premiado e a meu ver o melhor vinho do Nordeste, junto com o Testardi da Miolo.

Bahia

Testardi Syrah 2012

Elaborado pela vinícola gaúcha Miolo, no Vale do São Francisco, em sua parte baiana. De cor muito escura, violácea. Aromas de carvalho, frutas maduras, como ameixa preta, com especiarias como gengibre, noz moscada Paladar de bom corpo, denso

Goiás

Pireneus Bandeiras Barbera, 2010

Esta vinícola em pleno cerrado, planta Syrah, Tempranillo e Barbera, e obtém vinhos muito concentrados e alcoólicos, fruto do calor da região. Os vinhos, que passam por carvalho novo para domar seus taninos, mostram aromas de frutas negras maduras, baunilha, tostados, paladar encorpado, taninos volumosos e textura densa.

Minas Gerais

Primeira Estrada Syrah 2010

A vinícola Estrada Real, foi pioneira entre os vinhos mineiros. Este 2010 foi sua primeira safra a sair ao mercado e hoje, aos nove anos de idade, está delicioso, com aroma elegante de fruta fresca, com madeira bem casada, notas mentoladas. Paladar com taninos finos, ótima acidez, final longo.

Luiz Porto Syrah 2014

Este Syrah mineiro de Cordislândia-MG é potente, com aromas de carvalho novo aparecendo no nariz e boca, junto com muitas especiarias e notas de frutas maduras

Espírito Santo

Tabocas Cabernet Sauvignon 2017

Um Cabernet Sauvignon capixaba, do Vale de Tabocas em Santa Teresa-ES. De cor rubi violácea, entre claro e escuro. Aroma intenso, fresco, frutado, com notas de framboesa e notas balsâmicas, sem passagem por madeira. Paladar leve e fresco, limpo, com acidez alta, 13% de álcool.

Tabocas Madeira 2016

Elaborado 100% com Cabernet Sauvignon, com passagem de 11 meses por barricas de Jequitibá rosa. Cor granada bastante escuro, com halo de evolução. Aroma denso, com madeira, muitas especiarias, nota vegetal de tabaco, ervas, tostados. Paladar com bastante extração, madeira aparece bastante, bom volume de taninos, boa acidez, 14% de álcool, um pouco pesado.

São Paulo

Casa Verrone Speciale Syrah 2016

Feito com uvas de Itobi-SP, tem 12 meses em barricas de carvalho, é encorpado, macio, frutado, denso, ao mesmo tempo fácil de beber e com boa complexidade e profundidade 

Guaspari Syrah Vale da Pedra 2017

A vinícola Guaspari, de Espírito Santo do Pinhal em SP, já alcançou importantes premiações no Brasil e no exterior, seus vinhos são surpreendentes. Este Syrah ainda está jovem e um pouco adstringente, mas tem potencial para guarda e para evoluir até alcançar ótima complexidade

Rio de Janeiro

Rubro 2017, Vinicola Inconfidencia

Elaborado na região serrana do estado, na antiga Estrada Real, que liga Secretário a Petrópolis. O corte é Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Syrah. Cor rubi granada clara. Aroma de boa intensidade, com notas de frutas vermelhas, notas vegetais típicas da Cabernet Franc e especiarias picantes. Paladar leve, com 14% de álcool, falta um pouco de estrutura.

Paraná

Paradigma Rotto Tannat 2012

De Colombo no Paraná, a vinícola Franco Italiano foi das boas novidades que conheci nos últimos anos. Este potente Tannat de 16% de álcool, foi domado por 30 meses em barricas e mostra notas frutas secas, geleias, especiarias.

Santa Catarina

Villa Francioni 2011

Este vinícola catarinense de São Joaquim é famosa por seus belos tintos, brancos e rosés, e também pela beleza de seus vinhedos e sua arquitetura: merece uma visita, ou no mínimo uma prova deste seu tinto de 2011, corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, que agora esta no auge.

Kranz Malbec 2010

Muitos talvez não saibam, mas o Brasil produz Malbec. O estilo deste Kranz Malbec 2010, de Treze Tilias-SC, é totalmente diferente dos congêneres argentinos, de acidez mais alta, de corpo mediano, frutado e elegante.

Suzin Pinot Noir 2014

A Suzin é famosa por seus Pinots, das terras de altitude catarinenses, com ótima tipicidade da casta, excelente acidez e frescor, proporcionando equilíbrio e tensão.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com