Carregando

Aguarde, processando!

Conheça a Barbera

Conheça a Barbera

05/10/2019

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1262 Visitas

Por Marcelo Copello

De origem italiana, a uva tinta Barbera está presente em várias regiões da velha bota, mas é associada principalmente ao Piemonte.

Hoje temos dois estilos de Barbera, primeiro os mais tradicionais que são vinhos de estilo mais leve, sem madeira, frutados para o dia a dia e para serem consumidos jovens.

Nas últimas décadas, surgiu também outro estilo, o dos Barberas amadurecidos em barricas de carvalho, encorpados potentes e para guarda, pois vivem muitos anos. O introdutor deste estilo foi o enólogo italiano Giacomo Bologna, com seu famoso vinho Bricco dell´Uccellone.

A Barbera se caracteriza por ter cor escura e uma boa acidez. Ela tem mais cor e acidez do que a Nebbiolo, a uva mais importante do Piemonte. Os tintos da Barbera são vinhos muito gastronômicos, ótimos para acompanhar uma boa massa com tomates ou um bom risoto ao funghi por exemplo.

Leia também: Quantas uvas há no mundo?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com