Carregando

Aguarde, processando!

Como conservar garrafas depois de abertas?

Como conservar garrafas depois de abertas?

04/05/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1964 Visitas

Uma coisa que sempre me perguntam é como conservar garrafas depois de abertas. Ou seja você abre uma garrafa, bebeu só um pouco, sobrou bastante e me pergunta: O vinho vai estragar? Em quanto tempo? E como evitar que estrague?

Uma vez aberta a garrafa, é inevitável – o vinho vai oxidar gradualmente até ficar imbebível e virar vinagre. Este processo pode demorar de algumas horas a vários dias. Quanto tempo? Eu costumo dizer que o tempo exato você é quem dá. O vinho estará estragado quando perceber que ele está estragado.

O método caseiro mais eficiente para dar uma sobrevida a uma eventual sobra na garrafa, é a utilização de meias garrafas (de 375ml). Compre um vinho em meia garrafa, deguste-o mas não jogue fora a garrafa.

Quando você abrir um vinho em garrafa de tamanho normal (750ml), transfira metade do conteúdo para a menor, que deve estar perfeitamente limpa. Encha-a até a boca e coloque a rolha. Assim o vinho poderá resistir semanas. E você degusta a outra metade  que ficou na garrafa normal.

Leia também: De que é feito o vinho?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com