Carregando

Aguarde, processando!

Como combinar peixe com vinho tinto?

Como combinar peixe com vinho tinto?

06/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2177 Visitas

Por Marcelo Copello

Todo mundo fala em carne com vinho tinto e peixe com vinho branco. Isso tá certo? Sim, certíssimo, mas como em tudo no vinho, existem exceções. 

Falamos ontem de como combinar carne com vinho branco (leia o aqui) e hoje viramos o jogo. Para quem gosta de peixe mas prefere vinhos tintos, vou dar algumas dicas. Há alguns peixes que combinam tanto brancos quanto com tintos, conforme a receita. Por exemplo, um atum com molho de tomates e azeitonas é tinto com certeza, já este mesmo atum em receitas mais leves ou orientais, com sabores picantes, cítricos ou agri-doce, shoyo, já pede para um branco.

Anote aí alguns peixes que podem ir com tintos, conforme a receita:

- Bacalhau

- Salmão

- Atum

- Mero

- Sardinha

- Enguia

- Anchova

Lembrando sempre que os ingredientes, temperos e o modo de preparo é que darão a palavra final sobre qual o vinho ideal harmonizar com o prato.

Cadastre-se aqui no site e receba nossa newsletter com tudo sobre o mundo do vinho!

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com