Carregando

Aguarde, processando!

Cipriani renovado e em grande forma

Cipriani renovado e em grande forma

06/06/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2185 Visitas

Por Marcelo Copello

“Alta gastronomia é quando levamos mais tempo para falar o nome do prato do que para comê-lo” - Marcelo Copello

Tive meu melhor jantar do ano na semana passada, no Cipriani, Copacabana Palace. O novo chef, o napolitano Aniello Cassese (o Nello), é um garoto prodígio. Com 30 anos, acaba de chegar da Toscana, onde trabalhava para o genial chef londrino Gordon Ramsay.

O menu harmonizado é uma verdadeira experiência italiana.  Com 8 vinhos, todos italianos, e ingredientes especialmente trazidos da velha bota, como um dos melhores azeites que provei (da Puglia especialmente para o Cipriani) e um queijo que compõe o prato que talvez mais impressione, o “Ovo cozido a baixa temperatura, coração de alcachofra, fonduta de parmesão de 36 meses, essência de trufas brancas”.

Nello renovou não apenas o menu e os ingredientes, mas toda a equipe de cozinha, assim como o sommelier chef do hotel, Ed Arruda, renovou a carta de vinhos, que hoje é das mais completas da cidade em vinhos italianos, e está na vanguarda dos vinhos brasileiros (assumidamente inspirada na Grande Prova Vinhos do Brasil, da qual Arruda é um dos jurados).

O trabalho de renovação do Copa começou há cerca de cinco, com ex-diretor de Alimentos e Bebidas Eduardo Bressane, e segue firme com a chegada do português Eduardo Bastos, que assumiu o cargo há dois anos.

Leia também: Os vikings produziam vinho?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com