Carregando

Aguarde, processando!

Chineses pervertem a ordem em BORDEAUX

Chineses pervertem a ordem em BORDEAUX

05/12/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1417 Visitas

Por Marcelo Copello

A revista THE TIMES inglesa deu uma curiosa reportagem esta semana.

Como sabemos os Chineses estão em estado de febre de compras de não apenas de vinhos mas dos próprios châteaux de Bordeaux.

A chinesada já comprou cerca de 160 châteaux por toda a frança, maioria em Bordeaux. O número ainda não é alarmante, já que só em Bordeaux existem cerca de 8 mil châteaux.

O alarme agora soou por outro motivo, que de fato me incomoda pessoalmente. Eles estão mudando os nomes de tradicionais propriedades, algumas com séculos de tradição, para nomes mais comerciais na China. Exemplo: o Château Larteau, com 300 anos de idade, agora se chama Château Lapin Imperial (Château Coelho Imperial – vide foto). Outros casos: Château Senilhac agora é Château Antilope Tibetaine (Château Antílope Tibetano); Château La Tour Saint-Pierre tornou-se Château Lapin d’Or (Château Coelho de Ouro); Château Close Bel-Air, transformou-se em Château Grande Antilope (Chateau Grande Antílope).

Este animais citados nos nomes tem conotação positiva na China, fazem parte da astrologia chinesa e trazem sorte.

Boa sorte para todos nós.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com