Carregando

Aguarde, processando!

Champagne – melhor com bolhas maiores

Champagne – melhor com bolhas maiores

26/12/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

815 Visitas

Li com um pouco de ceticismo a notícia do jornal inglês The Guardian. Segundo o periódico, um estudo feito na própria região de Champagne comprova a vantagem das bolhas maiores.

Como diria Paulo Francis, waaaal... desde minha primeira mamadeira leio e comprovo na prática a superioridade das bolhas pequenas. Uma máxima quando estudamos espumantes é: bolhas - quanto menor melhor, pois a sensação do gás na língua é mais delicada e elegante, enquanto bolhas maiores podem parecer uma lixa.

Lendo o estudo percebo a sutileza da informação. Leiam em: www.theguardian.com/lifeandstyle/2016/dec/23/champagne-tastes-better-bigger-bubbles-prosecco-cava

Segundo a pesquisa (que utilizou fotografias de altíssima velocidade) as bolhas podem varias de 0,4mm a 4,0mm de diâmetro. As bolhas maiores, segundo eles idealmente de 3,4mm, provocariam uma maior liberação de aromas.

Minha conclusão é simples: as bolhas menores são melhores para o tato/ paladar e as maiores para a intensidade dos aromas.

Leia também: Taittinger, na leveza das borbulhas

Marcelo Copello

Marcelo Copello

Diretor de conteúdo da Baco Multimidia, Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito Personalidade do Vinho 2011 pelo site Enoeventos. Eleito em 2009 como “best journalist” e “the most influential wine journalist” pela revista Meininger´s Wine Business International, a mais respeitada publicação mundial dedicada aos negócios do vinho, com circulação em 40 países. Colaborador de diversos veículos de imprensa, autor de 6 livros de sucesso, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 (Paris) na categoria “melhor livro sobre vinho europeu” para o livro “Os sabores do Douro e Minho”. e palestrante requisitado, Copello é totalmente ISENTO, não mantendo relação comercial com importadoras, vinícolas, lojas ou quaisquer empresas que comercializem vinhos.