Carregando

Aguarde, processando!

Brut ou Demi-sec? Como varia a doçura dos espumantes

Brut ou Demi-sec? Como varia a doçura dos espumantes

05/12/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

4835 Visitas

Você sabia em geral os espumantes quando são feitos são inicialmente todos totalmente secos? A doçura vem depois, no final de sua elaboração é que o açúcar é adicionado. O que chamamos de o liqueur d’expédition, uma espécie de xarope, é acrescentado e irá determinar a “dosagem” de doçura de cada espumante.

A classificados dos espumantes quanto ao teor de açúcar varia ligeiramente de país para país. Em termos de doçura os Champagnes são classificados como:

·        Nature – até de 3 gramas de açúcar por litro g/l

·        Extra-brut – até 6 g/l

·        Brut – até de 15 g/l

·        Extra Dry – de 12 a 20 g/l

·        Sec (ou Dry) – de 17 a 35 g/l

·        Demi-sec  – de 33 a 50 g/l

·        Doux – mais de 50 g/l

O Brut Nature também pode ser chamado por alguns outros nomes como Pas Dosé, Brut Sauvage, Brut Zéro, Dosage Zéro, Brut Intégral, Brut Non-Dosé etc.

É bom lembrar que a sensação final de doçura também depende de outros fatores, como a acidez do espumante, que poderá compensar maiores teores de açúcar.

Leia tamém: Porque espumantes não tem safra?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com