Carregando

Aguarde, processando!

Bianco Breg 1998, Gravner

Bianco Breg 1998, Gravner

29/02/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1126 Visitas


Bianco Breg 1998, Gravner, Friuli-Itália
Esta garrafa foi um presente do próprio Josko Gravner quando o visitei em Gorizia. Sua recomendação (que segui à risca), foi abrir este 1998 entre 2015 e 2020. Elaborado com Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Bianco, Riesling, de cultivo biodinâmico.

Nesta época Gravger ainda usava tonéis de madeira para fermentar seus vinhos, e apenas uma parte era elaborada  em ânforas, que só foram adotadas integralmente em 2001. Decantado por cerca de uma hora e servido a cerca de 16oC, tinha cor âmbar, que lembrava a de um velho Madeira ou Jerez. Aroma extremamente complexo, que evoluiu muito ao longo da prova, com notas de especiarias orientais, curry, ervas, funcho, estragão, frutas cristalizadas, laranja, mel, cera, mineral terroso. 

Paladar estruturado por ótima acidez, alguns taninos (surpreendente para um branco), 13% de álcool, muita textura, denso.

Este vinho tem 17 anos e não tem nenhum arranhão em sua estrutura, dando sinais que tem uma longa vida pela frente. 
Nota: 95 pontos
 

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com