Carregando

Aguarde, processando!

Barrica de PEDRA – a última novidade em enologia

Barrica de PEDRA – a última novidade em enologia

16/01/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1730 Visitas

Por Marcelo Copello

Doidos de Pedra (o trocadilho veio pronto), assim posso chamar os enólogos da Ánforum criadores de recipientes de granito para elaboração de vinhos.

Nas ultimas décadas os materiais mais comums na elaboração e amadurecimento do vinho são o aço inox e o carvalho. Nos últimos anos, depois da “febre da barrica nova” visto do final do anos 1980 até inicio dos 2000, de vinhos excessivamente barricados, os enólogos buscaram alternativas. Surgiram então vinhos feitos em ânforas (uma técnica ancestral), além de um retorno ao cimento, cerâmica, tonéis usados etc. Agora chegou a vez dos “ovos de granito”.

Leia sobre o carvalho em: www.marcelocopello.com/post/como-o-carvalho-altera-aromas-e-sabores-do-vinho

Segundo os criadores desta nova tecnologia, o granito é poroso e aportara microoxigenação ao vinho (tal qual a madeira), é fácil de limpar, evita contaminações, além de manter a temperatura estável sem necessitar de controle externo.

Vale lembrar que é comum em Portugal, embora não só lá, o uso de lagares de granito para elaboração de muitos vinhos, principalmente o Vinho do Porto.

Segundo o idealizadores do produto, os vinhos ficarão mais untuosos e com mais volume, graças a sua forma oval que perimte movimento mais natural e continuo do vinho, além de, obviamente mais minerais, pelo contato direto com a “mineralidade da pedra” (sic)

A Bodegas Santiago Roma, de Rias Baixas (da Galícia, norte da Espanha), já prepara o primeiro vinho feito em pedra, será um branco Albariño.

Dê uma olhada no site destes doidos de pedra em: www.anforum.es

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com