Carregando

Aguarde, processando!

Barato é bom, caro é melhor ainda

Barato é bom, caro é melhor ainda

24/10/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1417 Visitas

Por Marcelo Copello

Estudos mostram que o preço do vinho pode realmente influenciar o seu sabor. Um deles, realizado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, convocou estudantes de enologia a fazerem uma degustação em que se depararam com duas garrafas de vinho, um caro e outro barato.

Detalhe: ambas estavam preenchidas com o vinho barato. Enquanto degustavam, estavam ligados a um aparelho que mapeava o cérebro, identificando as áreas de reação.

O resultado foi que, para o vinho da garrafa cara eles usaram adjetivos como “complexo e encorpado”, enquanto o mesmo vinho na garrafa barata foi descrito como “fraco e chato”. A experiência mostrou que existe uma parte específica do cérebro responsável pela sensação de prazer e que o preço do vinho pode aumentar a atividade nessa área. Os estudos despertam o interesse de pesquisadores e empresas. E tem mais. Os estudiosos apostam que no futuro próximo será possível analisar perfumes, sabores, filmes e músicas por meio de circuitos do nosso cérebro.

Leia também Richebourg - o irmão mais rico do Romanée-Conti

Vinte anos dedicados ao vinho e muitas novidades

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com