Carregando

Aguarde, processando!

Alvarinho, a grande uva da Península Ibérica

Alvarinho, a grande uva da Península Ibérica

24/12/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1744 Visitas

Por Marcelo Copello

A Alvarinho, como é chamada em Portugal, ou Albariño como é conhecida na Espanha, ocupa o trono de maior casta branca de toda a península Ibérica.

Típica uvas dos Vinhos Verdes, do norte de Portugal, a esplendida acidez é sua marca maior. Os Vinhos Verdes tradicionais são leves, de baixo teor alcoólico, muito frescor e alguns são levemente frisantes (com certo gás natural). Com esta casta, no entanto, é possível elaborar vinhos brancos barricados e encorpados. Alguns bons Alvarinhos, mais leves são:

Aveleda, da Interfood

Deu la Deu e Muralhas de Monção da Barrinhas

Quinta de Gomariz e o uruguaio Bouza, ambos da Decanter

Palácio da Brejoeira, da Vinci

Soalheiro, da Mistral

Nos mais encorpados e com madeira, recomendo:

Muros de Melgaço e o Anselmo Mendes Parcela Unica, ambos da Decanter

O Brasil também faz Alvarinho. O Miolo Quinta do Seival Alvarinho é excelente e merece ser provado.

Se nestas festas você vai comer bacalhau, um Alvariho é uma ótima escolha para harmonizar.

Leia também: Qual o vinho para ceia de Natal?

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com