Carregando

Aguarde, processando!

ALMAVIVA 2015 - excelente safra celebra os 20 anos do vinho

ALMAVIVA 2015 - excelente safra celebra os 20 anos do vinho

31/10/2017

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2674 Visitas

Por Marcelo Copello

Um dos vinhos chilenos de maior prestígio no mudo está fazendo aniversário em grande estilo.

O Almaviva, lançado em 1997 com a safra 1996, está comemorando seus 20 anos com mais uma excelente safra, a 2015. Considerada pelos enólogos daquele país, uma safra perfeita em termos climáticos, 2015 produziu qualidade e quantidade, ao contrário de 2014, também excelente, mas magra em termos quantitativos.

Veja a entrevista que fiz com Michel Friou, enólogo chefe do Almaviva e abaixo minhas notas de prova. Além do 2015, neste almoço provamos o 2014, sério oponente ao 2015, e o 1996, o primeiro Almaviva – em estilo bastante bordalês, com Cabernet Sauvignon se mostrando bastante este vinho de 21 anos estava perfeito em sua maturidade, delicioso.  

Almaviva 2015

Elaborado Cabernet Sauvignon 69%, Carmenere 24%, Cabernet Franc 5%, Petit Verdot 2%, com 18 meses em barricas francesas. Cor violácea escura. Nariz potente e muito frutado, com notas florais, de violetas, alcaçuz, madeira de qualidade muito bem integrada, frutas doces, como amoras e cereja preta. Paladar de bom corpo, os taninos são um veludo, doces e finos, acidez equilibrada, longo. Um dos Almavivas mais prontos e fáceis de beber em seu lançamento que já provei, mas não se deixe enganar por este comentário, não se trata de um vinho simples, mas de um vinho complexo, de conjunto harmônico, com ótimo potencial de guarda.

NOTA: 96 pontos

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com