Carregando

Aguarde, processando!

Acidez é coisa boa

Acidez é coisa boa

25/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

2738 Visitas


Por Marcelo Copello

A palavra acidez pode soar mal, pode dar a idéia de algo desagradável, com azia e acidez estomacal, mas ela é a alma de um bom vinho.

Os ácidos do vinho vem da uva e da fermentação e são vários, como o ácido málico, cítrico, lático e principalmente o ácido tartárico. Você percebe a acidez primeiro na cor, o vinho com boa acidez tem cor mais viva e brilhante, e depois no paladar, pois a acidez faz você salivar, e é percebida nos cantos da boca perto do maxilar.

Um vinho de baixa acidez em geral é enjoativo e decai rápido, e costuma ter vida curta na garrafa, que não pode ser guardada por muitos anos. A acidez dá ao vinho frescor e vivacidade, o torna fácil de beber e lhe dá longevidade. Um vinho com boa acidez pode ser guardado por muitos anos.

Portanto, na próxima vez que você ouvir a palavra acidez associada a um vinho, ao invês de fazer uma careta, abra um sorriso.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com