Carregando

Aguarde, processando!

A Tannat e seus taninos

A Tannat e seus taninos

10/12/2018

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1227 Visitas

Por Marcelo Copello

Uva tinta originária do sudoeste da França, da região de Madiran, a Tannat, em 1870, foi levada ao Uruguai por imigrantes espanhóis e hoje é a principal uva e símbolo dos vinhos do país.

O nome Tannat já diz, a Tannat é cheia de taninos, substância que vem principalmente da casca da uva tinta e que seca a boca, dá aquele travo.

Os Tannat normalmente não tem muitos aromas além de frutas negras e madeira, o forte destes vinhos é mesmo o paladar. Costumam ser vinhos encorpados, com taninos marcantes e boa acidez, o que os torna  vinhos que pedem comida, de preferencia uma boa carne vermelha.

O Tannat também costuma ser muito bom para a saúde, pois tem muitos polifenóis que são bons para a prevenção de doenças do coração.

Além da França e principalmente o Uruguai, o Brasil também tem bons Tannats.

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com