Carregando

Aguarde, processando!

A heroína do vinho

A heroína do vinho

13/09/2016

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

1305 Visitas


Por Marcelo Copello

O Deu-la-Deu é um dos vinhos  portugueses mais populares no Brasil. O nome do vinho é inspirado em uma heroína portuguesa do século XIV. Nesta época, Monção foi cercada pelos soldados de Castela em virtude da guerra que decorria entre D. Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Com o cerco a fome reinava no interior da fortaleza e os habitantes pensavam em rendição. A famosa senhora, Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão-mor de Monção, Vasco Gomes de Abreu, tomou uma atitude ousada. Ela mandou recolher o pouco trigo que existia, fez alguns pães e jogou-os aos inimigos. Os galegos ficaram desconcertados e abandonaram o cerco, pois concluíram que na vila reinava a abundância e que assim nunca se entregariam. Uma estátua foi erigida em sua homenagem na Praça de Deu-La-Deu.

Também o brasão da vila ostenta a figura de uma mulher distribuindo pães do alto da fortaleza.

O vinho Deu-La-Deu usa a melhor uva branca da região, a Alvarinho, é feito pela Adega Cooperativa de Monção e distribuído pela Barrinhas.

Não deixe de ler Montanha sagrada é proibida para mulheres

E cadastre-se aqui para receber nossa news e ficar por dentro de tudo sobre o mundo do vinho!

facebook: vinhocommarcelocopello

instagram: @marcelocopello

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com