Carregando

Aguarde, processando!

5 filmes imperdíveis para quem ama vinho e cinema.

5 filmes imperdíveis para quem ama vinho e cinema.

20/08/2015

Marcelo Copello

Mundo do Vinho

920 Visitas

1 – Horizonte Sem Limites (Higher Love) -EUA, 1998. Direção: John Huddles

Rossu planeja vender a coleção de vinhos de sua família com o objetivo de adquirir uma propriedade rica em minérios. Mas o jovem encontra seu tio Cullen, um homem com planos muito mais bizarros para o tesouro da família.

2 – Red Obssession – Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados vinhos tintos dispararam. Algo sem precedentes acontece na região: a entrada de compradores da China. O quão excepcional pode ser a garrafa de um bom vinho? O que leva um rico empresário a pagar centenas de milhares de dólares por uma única garrafa? É o gosto, o prestígio ou o investimento que impulsiona a demanda por vinhos da região? Narrado por Russell Crowe.

3 – Sideways – Entre Umas e Outras (EUA, 2004) . Direção: Alexander Payne

Presente na já citada lista de filmes sobre o mundo rural, Sideways não poderia ficar de fora dessa. Considerado um dos filmes de vinhos mais marcantes, o longa conta a história de dois amigos que descobrem no vinho e em suas próprias companhias uma forma de aproveitar e refletir um pouco mais sobre a vida.
Fato curioso: o filme ajudou a Pinot Noir a se transformar em um dos vinhos mais vendidos dos Estados Unidos.

4 – Um Bom Ano (EUA, 2006) . Direção: Ridley Scott
Também presente na lista prévia, o longa de Ridley Scott é outro indispensável quando pensamos na relação da bebida com o cinema. Russell Crowe é um acionista londrino que se vê obrigado a voltar para a França – onde passou a infância em um lindo chateau ao lado de seu tio. No filme, uma taça de vinho é capaz de mudar vidas.

5 – O Julgamento de Paris (EUA, 2008). Direção: Randall Miller
Baseado em fatos reais, o filme retrata a competição internacional de melhor vinho de 1976 – quando surpreendentemente os franceses perderam para os californianos. A história do dia 24 de maio de 1976 – dia em que uma degustação às cegas deu o “épico” prêmio às bebidas da Califórnia – pode ser completamente conferida no longa.

Agora é hora de escolher o vinho e fazer a pipoca!

Insta: @marcelocopello

face: vinhocommarcelocopello

Marcelo Copello

Marcelo Copello


Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional. Eleito “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, e “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos.

Curador do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, e Publisher do Anuário Vinhos do Brasil, colaborador de diversos veículos de imprensa, colunista da revista Veja Rio online. Professor da FGV, apresentador de rádio e TV, jurado em concursos internacionais de vinho, como o International Wine Challenge (Londres). Copello tem 6 livros publicados, em português, espanhol e inglês, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti.

Especialista no mercado e nos negócios do vinhos, fazendo palestras no Brasil e no exterior, em eventos como a London Wine Fair (Londres). Copello é hoje um dos palestrantes mais requisitados. Para saber mais sobre as palestras e serviços de Copello clique AQUI

  

Contato: contato@marcelocopello.com